A história da moda no Ceará

12 de julho de 2013

O Ceará é o terceiro maior pólo têxtil do Brasil, e sua história na moda conta mais de 120 anos. O setor têxtil cearense se destaca em toda a cadeia de produção, desde o consumo de algodão até a produção do vestuário, fato que o coloca no cenário nacional como um centro dinâmico da moda.

história-da-moda-cearense maraponga-mart-moda

Um dos principais nomes que a moda cearense já revelou foi Lino Villaventura. O estilista já ganhou as passarelas do Brasil e do mundo. Iniciou a sua carreira no final da década de 1970, e poucos anos depois lançou sua própria marca em Fortaleza ‘Lino Villa Ventura’ em parceria com Inez Villaventura.

O Ceará tem se destacado pela exportação de confecções, e suas criações são elogiadas no mundo inteiro, com destaque para a moda íntima. Todos os anos são produzidas cerca de 500 mil peças íntimas no Ceará, o que fez com que a Associação de Moda Íntima do Ceará (AMIC) lançasse o evento Moda Íntima Ceará, que entrou para o calendário oficial da moda.

moda-intima-ceara

Principais eventos de moda do Ceará

O Moda Íntima Ceará permite que os visitantes busquem as melhores oportunidades do terceiro maior produtor de moda íntima do Brasil e avaliem oportunidades de negócios mais de perto.

A capital cearense é a que mais tem destaque na moda do Ceará. Em Fortaleza fica localizado o Maraponga Mart Moda, maior shopping de confecções atacadistas do norte e nordeste do Brasil, lançado em 1990, que também abriga mega eventos da moda como o Festival da Moda de Fortaleza e o Ceará Summer Fashion.

moda-praia-ceará

Entre os maiores eventos de moda que o Ceará realiza está o Dragão Fashion Brasil, que acontece desde 1998 e atrai grandes designers de moda e estudantes. Referência no cenário da moda nacional, o DFB possibilita aos estilistas locais e de fora mostrarem seus trabalhos potenciais, além de oferecer uma programação voltada para a arte e para a cultura.

Já o Festival da Moda de Fortaleza, que acontece dentro do Maraponga Mart Moda desde 1981, já virou tradição para divulgar os investimentos e lançamentos da moda no Ceará. O evento tem como objetivo levar aos profissionais da moda todas as novidades do setor, além de promover a FMF Mostra Moda, um concurso para estudantes terem a oportunidade de revelarem seus talentos.

moda-ceará

Outro mega evento da moda cearense é o Ceará Summer Fashion, realizado pelo Maraponga Mart Moda e o Moda Íntima Ceará. O evento apresenta as tendências do verão com desfiles das coleções das marcas do shopping para os revendedores além de uma programação diversificada.

moda-praia-cearense

If you enjoyed this post, please consider leaving a comment or subscribing to the RSS feed to have future articles delivered to your feed reader.

Posts Relacionados:

Marcas lançam coleções em comemoração ao Mundial de Futebol
Dicas plus-size para fazer bonito com a peça-única
Segmento de moda inclusiva revela jovens designers

Escreva um comentário

Deixe uma resposta